PETISTA

Juiz Sérgio Moro determina que ex-presidente Lula pague multa de R$ 1 milhão

O valor poderá ser descontado na aposentadoria do petista
Por Redação com agências 06/04/2018 - 08:56

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O juiz federal Sergio Moro determinou nessa quinta-feira, 5, a ordem de prisão contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e também definiu que o petista pague 280 dias-multa, conforme decisão do TRF-4, que elevou a pena e o valor.

Além de ter até às 17h desta sexta-feira, 6, para se apresentar na sede da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente terá dez dias para pagar R$ 1.003.600. No entanto, o jornal O Globo destaca que o valor pode, se negociado, ser descontado mensalmente de sua aposentadoria.

Lula foi condenado culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A pena definida é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.

Ao determinar a prisão, Moro concedeu o direito de Lula se apresentar voluntariamente, “em atenção à dignidade do cargo que ocupou” e vetou, em qualquer hipótese, o uso de algemas. Pela decisão, o ex-presidente ficará num espaço reservado, espécie de “sala de Estado Maior”, sem grades, na Superintendência da PF,e separado dos demais presos, “sem risco para a integridade moral ou física”.


Encontrou algum erro? Entre em contato